Ultimamente as pessoas tem ido assistir à Santa Missa usando bermudas e chinelos (homens) e vestidos curtos, "fresquinhos" e sandálias que dão a impressão de estarem descalças (mulheres).
Nossa cidade é bastante quente no verão. Não nego o calor entre 10 e 11 horas. Mas dentro da Catedral não faz tanto calor. Primeiro que ela é grande e bastante arejada. Segundo que não vão tantos fiéis a ponto de tornar o ar local saturado.
Penso o seguinte: as pessoas que gostam de ir todas fresquinhas para o Santo Sacrifício, em suas profissões não deixam de ir vestidas "socialmente aceitável". Ou seja: o bancário, o empresário, o advogado, o comerciante, faça um calor insuportável, mas estão vestidos de terno, calça social ou mesmo jeans, camisa dentro da calça, sapatos ou tenis. Professoras, enfermeiras, advogadas, médicas, bancárias, comerciantes, também vestem-se a caráter. Roupas mais fechadas, calças e sapatos que "escondem" seu corpo.
Para ir ao médico, ao Fórum, à Prefeitura, ao Banco, à reunião da Câmara, as pessoas procuram se vestir bem. Enfim para visitar alguma autoridade, procuram usar um vestuário adequado. Então para receber o Rei dos Reis, na sagrada Eucaristia, por que não podemos nos vestir da melhor maneira?
Se no cotidiano comercial, profissional, suportam o calor por no mínimo 8 horas, por que para a Missa Dominical, não suportam o "calor" da Catedral? Se os padres, acólitos e coroinhas usam todas aquelas vestes litúrgicas sobre sua roupa, por que nós fiéis, não podemos "sacrificar" pelo menos por uma hora?
Moça católica em São Paulo |
![]() |
Minha amiga Maitê, RJ |
![]() |
garota católica iraquiana |
![]() |
garotinha católica portuguesa |
As fotos acima mostram o piedoso uso do véu por mulheres e meninas contemporâneas. Será que elas estão derretendo de tanto calor? Ao contrário vemos em suas expressões alegria e compenetração nas orações.
Não pretendo com esta postagem insinuar que as mulheres devam usar o véu (preto para as casadas e branco para as solteiras), o que seria maravilhoso, mas que ao menos reflitam sobre a maneira de vestir adequadamente para ir ao Sacrifício Eucarístico. Será que Nossa Senhora e as outras mulheres estavam "fresquinhas", com as pernas e decotes à mostra no Calvário? Será que São João estava de bermudas e havaianas no momento da morte do Senhor? A Santa Missa é o Santo Sacrifício.
Há alguns anos atrás, quando tinha missa às 16 horas, conversei com um sacerdote sobre meu desconforto em largar o trabalho e assistir à missa da maneira que estava: chinelos, bermuda e camiseta. Ele disse que não tinha problema, pois interrompia o trabalho para ir à Igreja. Mas deixou claro que no domingo tinha obrigação de vestir minha melhor roupa.
Com o tempo, fui estudando mais sobre nossa Igreja, tomando entendimento sobre o que é verdadeiramente a Santa Missa. Hoje não tenho coragem de ir à Missa de bermuda. Até mesmo quando faço uma visitinha rápida ao Santíssimo, se estou com calças curtas, fico constrangido.
Não estou condenando ninguém, mesmo porque também por várias vezes fui à Igreja vestido de forma inadequada. A partir do momento que tomei consciência desta falha, gostaria de compartilhar com os nobres amigos paroquianos.
Fotos: retiradas do blog Velatam ad Dei Gloriam
Leituras complementares: Como se vestir para ir à Santa Missa?