segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Algumas reflexões feicebuquianas - Francisco Razzo

Francisco Razzo* 
"Muitos autores podem não ser filósofos no sentido pleno da atividade. No entanto, seus "insights" geraram problemas filósofos oportunos e sérios. Eu procuro relaxar o termo em relação ao que vem ou não vem a ser um “filósofo de verdade”. Por exemplo: Dostoiévski é filósofo? Evidente que não como Hegel ou Kant, Descartes ou Husserl, mas ele colocou problemas filosóficos tão profundos e inquietantes em seus romances que não poderíamos deixar de qualificá-lo como um dos maiores."

"A religião não é uma condição para você ser de direita, mas certamente é uma condição para ser de esquerda. Todo esquerdista é, por definição, um crente em sua religião política. Todo esquerdista reza o dogma da imaginação totalitária: creio no homem todo poderoso e criador de si mesmo. Em minha perfectibilidade e na pureza das minhas ideias. Creio que poderei mudar o mundo e que minhas ideias são a luz da luz. Creio na glória do progresso que a de vir e julgar os vivos e trazer mais mortos. Creio no meu reino que não terá fim. Professo que não há pecados e todas injustiças serão punidas no nosso tribunal. Creio no coletivo e no poder santificador do Estado. Creio na glória do futuro e na vida do mundo que há de vir."

"Não da pra confiar na educação de um país que ainda não disponibilizou as obras completas de Aristóteles traduzida."

"Eu não voto. Anulo. E isso é um problema meu. Deito com a cabeça tranquila em relação aos incompetentes que administram os municípios, os estados e o país. Lavo minhas mãos. Eu sei que você votou no Lula por um lapso de ter acreditado na democracia. Eu não. Deu no que deu: socialismo acenando. Em geral, acredita-se que política se faz nas urnas. Uma consciência, um voto. Isso não passa da proletarização da política. A democracia precisa de um arcabouço moral que a sustente. Não temos. Brasileiro é brasileiro."

"É bom ser rico. Ver os filhos sorrirem. Estar perto da esposa amada. Curtir a companhia do avô coruja. Se orgulhar da conquista dos amigos como se fossem as nossas próprias conquistas. Confiar nos amigos. Almoçar com a família. Chorar com a família. Brigar e fazer as pazes com os irmãos. Matar a saudade das pessoas queridas. Compartilhar a felicidade. Ser grato. Sou rico. E só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas e pobres."

"Como se conhece uma faculdade de filosofia? Ora, pelo que está sendo produzido de pesquisa, pela análise das emendas dos cursos, pela leitura das dissertações e teses produzidas, os métodos de análise utilizados na interpretação dos textos e problemas filosóficos, pela bibliografia e grade curricular oferecida, pela análise do currículo dos professores, as suas linhas de pesquisas, pela produção acadêmica que pode ser checada no perfil dos congressos e no editorial das revistas acadêmicas. Os problemas do ensino de filosofia no Brasil são muito mais sérios do que as disputas ideológicas “esquerda vs. direita”.

* Prof. Francisco Razzo: Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia São Bento – SP (2003-2007). Escreve nos blogs: Fides et Ratio e Ad Hominem

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Alguns aforismos feicebuquianos - Prof. Olavo de Carvalho

"A maconha não induz a comportamentos anti-sociais, o Código Penal produz o crime, os mensaleiros são vítimas inocentes e o PCC não é uma organização criminosa, é um "movimento social". Só falta agora dizer que os bebês têm de dar de mamar às mães e que maneira mais viável de gerar filhos é tocar punheta sozinho no banheiro."

"Antigamente muitos diziam que o Brasil, para tomar jeito, precisava de um banho de sangue. O banho de sangue já está aí, setenta mil pessoas assassinadas por ano, e o Brasil fica cada vez mais sem-vergonha."

"Pelos frutos os conhecereis. A experiência da prisão gerou coisas como as "Recordações da Casa dos Mortos" de Dostoiévski, o "Diário da Felicidade" de Nicolae Steinhardt, "La Dialectique do Monde Sensible" de Louis Lavelle, "Marx e Satã" de Richard Wurmbrand e praticamente toda a obra de Constantin Noica, No Brasil, produziu só a inesgotável literatura de autocomiseração comunista e uma corrida voraz às indenizações."

"Sabatina de ministro no Senado é uma assembléia de jumentos avaliando um burro."

"A perfeição do analfabetismo funcional se alcança quando o sujeito não sabe ler o bastante para perceber que não sabe ler. Isso dá uma tremenda sensação de segurança."

"Quanto mais analfabeto e repetidor de chavões um sujeito é, mais se acha qualificado para julgar o meu trabalho e os meus alunos. Não falha nunca. Um mistério : Se esses fulanos não assistem às minhas aulas nem lêem os meus livros, de onde tiram a conclusão de que vocês são repetidores servis? Sem conhecer o original, como identificar a cópia? A coisa é tão inviável, lógica ou psicologicamente, que só se explica como fantasia histérica autoprojetiva."

"A reeducação das emoções é impossível sem passar primeiro pela reeducação da inteligência, de modo que esta assuma, pouco a pouco, o comando da alma inteira e se torne o centro da personalidade em vez de um penduricalho inútil a serviço da vaidade."

"Ser inteligente é, nesse sentido, como já lembrava Lionel Trilling, a primeira das obrigações morais. Sem inteligência, até as virtudes mais excelsas se tornam apenas caricaturas de si mesmas."

"Numa alma bem estruturada, as emoções refletem naturalmente o senso das proporções e a realidade da situação. A afeição, a esperança, o temor, a ansiedade, o ódio são proporcionais aos seus objetos e, nesse sentido, são verdadeiros órgãos de percepção. Afiná-las para que cheguem a esse ponto é o objetivo de toda educação das emoções. Na sociedade histérica, porém, cada um só pode alcançar esse objetivo mediante um tremendo esforço de tomada de consciência e de auto-reeducação. O que deveria ser simplesmente o padrão da normalidade humana torna-se uma árdua conquista pessoal."

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Igreja e a pobreza.

A partir de uma postagem do amigo seminarista Vinicius Faria, LC no Facebook, outro amigo de peso, o Prof. de História, Rafael de Mesquita Diehl, fez vários comentários que valem a pena ser transcritos neste blog para que mais católicos tenham acesso. Em especial os meu conterrâneos que não tem o privilégio de conhecer o historiador curitibano isento de falácias marxistas e modernistas.

Postagem inicial do Vinicius Faria:

Seminarista Vinicius Faria
Perguntei ao Cláudio Pastro se ele preferia ouro ou materiais mais simples na confecção dos vasos sagrados. Ele
disse que prefere materiais mais simples. 
Mas se o ouro representa a divindade o que representaria um cálice de barro?

_______________
Em seguida surgiram diversos comentários, mas achei bastante relevantes os do Prof. Rafael:

Prof. Rafael de Mesquita Diehl
Para a última Ceia, Ele preferiu ao menos um cálice de Sardônica... (em resposta a alguém que argumentou que Jesus preferiu as palhas da manjedoura).

Cristo é o mesmo Deus que pediu para que o Tabernáculo no deserto fosse ornado com ouro. O cenáculo mesmo não era qualquer lugar, mas o triclinium bem decorado da casa de São Marcos. Desde que receberam liberdade de culto, os cristãos buscaram erguer belos edifícios para o culto, como expressão pública da fé que já celebravam proporcionalmente com a dignidade máxima possível em época de perseguições.

O maior apóstolo da pobreza, São Francisco de Assis, escrevera aos custódios da Igreja para que todos os objetos que fossem associados ao culto eucarístico fossem de metais preciosos. Mesmo o papa Francisco com toda a sua pobreza pessoal não dispensa os cálices dourados nas missas.

A pobreza cristã é pessoal, é para si mesmo e não para os outros. Empobrecer o Culto Divino como forma de tornar a Igreja pobre todo mundo quer, mas quero ver a renúncia e austeridade pessoal.

Todo mundo hoje em dia acha lindo a Igreja sem preciosidades no culto, mas acha absurda um casal abdicar-se de certos luxos para ter uma família numerosa. Isso é falsa pobreza.

Se a túnica de Cristo fosse chumbreguinha, os soldados não teriam sorteado-a... 

Já dizia o ditado: "pobreza no dos outros é refresco"... muito cômodo cobrar da Igreja que despoje o culto divino do que lhe é lícito para que não precisemos renunciar aos nossos comodismos.

O Papa Francisco vive uma pobreza pessoal. A pobreza no Cristianismo é pessoal, parte de cada pessoa e se vive de acordo com os deveres de estado de cada um (um pai de família não pode viver como um frade, pois sua família depende de suas rendas). A pobreza do cristianismo não é um fardo imposto por outrem, mas algo que parte da pessoa.

Um sujeito rico que investe seu dinheiro em ajudar uma escola gratuita que ensine profissões à crianças pobres, por exemplo, está agindo com pobreza e caridade: está abdicando de parte de sua fortuna e está usando-a de forma não só a saciar a fome do momento, mas de forma a gerar oportunidades para quem não as têm.

No século XV, o Chanceler do Duque da Borgonha, Nicolas Rollin, não teve filhos, era estéril. Ele investiu toda a sua fortuna para construir um hospital gratuito para doentes vitimados pela peste. O hospital era atendido por freiras. O quarto dos doentes terminais era o mais bonito do hospital, com camas de veludo vermelho, como da nobreza flamenga, para os doentes mais sofridos. Ao fundo, uma capela com um altar decorado por um retábulo de madeira folheado a ouro pintado pelo mais célebre artista da região, Rogier van der Weyden. A decoração digna da capela como vê não foi desculpa para fazer uma grande obra de caridade.

Do Templo de Jerusalém Jesus expulsou só os vendilhões. O altar de ouro e os vasos preciosos do culto ficaram.

A viúva pobre que Jesus elogia por doar suas 2 últimas moedas estava doando para o TESOURO DO TEMPLO.






sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Magníficas e profundas falas de nossa "presidenta"

"O meu chinelo da humildade eu gostaria muito de ver o Neymar e o Ganso. Porque eu acho que ... é ... onze entre dez brasileiros gostariam. Porque veio... deu uma alegria ao futebol. Porque a gente áli (sic) eu vi você veja eu já vi parei de ver voltei a ver e acho que é ú ú Neymar e o Ganso tem essa capacidade de fazer a gente olhar". Dilma Rousseff

"Bom, livros! né? eu estou lendo um livro... tá me fugindo. eu tentei falar um pouco sobre a novela pá ver se eu lembrava o nome do livro. e não lembro. do sandormarái. o livro chama: as as as as brasas... isso mêmo! as brasas. é uma talvez uma das... assim, me impactou muito. eu concluí ele ontem à noite rapidinho porque eu eu consigo lê no domingo." Dilma Rousseff

"O meio ambiente é sem dúvida uma ameaça ao desenvolvimento sustentável e isso significa que é uma ameaça pru futuro do nosso planeta e dos nossos países". Dilma Rousseff


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Terço da Beata Nhá Chica

Nada como rezar o Terço da Beata Nhá Chica em momentos de aflição. Experimentei, rezando com fé. Consegui consolação na aflição e dormi feito um anjo, sem necessidade de nenhum calmante químico.

Nas contas grandes rezamos:
"Aflita vos visse Senhora
Aflita aos pés da Cruz,
Aflita (o) estou eu agora,
Valei-me ó mãe de Jesus".

Nas contas pequenas:
"Ó Virgem da Conceição,
Valei-me nesta ocasião".


Ou se preferir, reze-o virtualmente neste link:

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Artesão campanhense produz a imagem de Nossa Senhora para o Papa Francisco

Jornal da Band entrevista o artesão campanhense que fez a imagem de cedro que o Santuário de Aparecida presenteará o Papa Francisco.


Clique na imagem abaixo para ver a reportagem:


terça-feira, 11 de junho de 2013

Cifra da música de Santo Antônio

Uma das postagens mais visitadas deste blog é "Musica cantada na Trezena de Santo Antônio". Recebi vários emails pedindo a cifra da música. Não entendo nada de música e não en contrei a cifra na internet. 

Gentilmente, o leitor Natal José Correa, cifrou e enviou-me para publicar no blog. Agradeço sua colaboração, que penso, será de grande utilidade aos músicos católicos que nos visitarem.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Historia medieval confiável no ensino público.

Mandou bem o Prof. de História, Raphael Rodrigues Arantes, meu irmão, quando ainda lecionava na Escola  Estadual Vital Brasil. Em seu último ano nesta escola, escolheu o livro "Nova História Integrada" de João Paulo Mesquita Hidalgo e Luis Estevam de Oliveira Fernandes, dentro do projeto PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para fazer parte da literatura usada pelos alunos a partir de 2012. Deixou um legado de primeira qualidade para os alunos desta escola por pelo menos 3 anos. Dificilmente, a partir de 2015, penso eu, darão continuidade a esta escolha.

Folheando o livro, deparei-me com ótimos textos. Confesso que fiquei surpreso com a qualidade.  Estou acostumado com livros didáticos catolicofóbicos e doutrinadores marxistas, afinal acompanho há anos o ensino fundamental e médio de meus 3 filhos, tanto na escola privada quanto na pública. 

Mas o que contem de tão importante neste livro? Ora, li textos como "Idade Média, Idade das Trevas?" em que os autores desmistificam a mentira de que este foi um período em que a humanidade regrediu, ou no mínimo parou no tempo. Interessante também "Sociedade Medieval, uma sociedade sem mobilidade?" em que mostra o contrário do que por muitos anos se incute na cabeça dos adolescentes que a Idade Média foi um período de castas, onde um plebeu nunca chegaria a ser um nobre.

Fiquei bastante feliz de ver referências a medievalistas como o amigo Prof. Dr. Ricardo da Costa da UFES e a francesa Regine Pernold. Referências a sites como Hottopos e Associação Brasileira de Estudos Medievais

Sugerem os autores, filmes do naipe de "O incrível exército de Brancaleone" e "Coração Valente".

Pelo menos as turmas que durante estes três anos (2012, 13 e 14) estudarem neste livro, terão uma visão bastante diferente dos seus predecessores. 

Parabéns ao Prof. Rafael e tomara que nos anos seguintes possamos contar com o bom senso na escolha de livros didáticos compromissados com a verdade. 


domingo, 26 de maio de 2013

Primeira Comunhão na boca e de joelhos - Campanha MG

Pelo segundo ano consecutivo, tive o prazer de estar presente na missa em que nossos jovens receberam o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez.

Fato notável e nobre do Pe. Marquinho Iabrud, que mandou colocar um genuflexório para que todos se ajoelhassem, em sinal de adoração à Jesus Sacramentado.
Jéssica Gonçalves

Tomara que a juventude tome gosto e continue sempre a receber a Eucaristia desta forma. Se nos ajoelhamos quando estamos longe do Senhor,  para adorá-Lo na consagração, quanto mais quando estivermos bem pertinho, prestes a recebê-Lo em nossa boca?
Ana Clara Maia Borges

Interessante que busquei no Feicibúqui durante dias por fotos da garotada recendo a 1ª Comunhão na Catedral e foi em vão. Nada! Minha amiga, Ângela, foi quem enviou-me estas duas fotos que publico nesta postagem: uma de sua filha e outra de uma colega. 

Naquele domingo, haviam mais fotógrafos que primeiro-comungantes. Será que os católicos tem vergonha deste gesto tão nobre de ajoelharem-se perante Jesus sacramentado? Em compensação fotos de baladas, carnaval, festinhas, etc. são encontradas à rodo. 

Curioso também o fato de algumas catequistas resistindo ao pedido do Padre para se ajoelhar. 

Mas o que importa mesmo é a alegria que vi nos rostinhos ao receber a Eucaristia. Que a Virgem Maria inteceda por nossos jovens. Que a cada dia aumente em seus corações o amor à Jesus e à sua Igreja.

sábado, 18 de maio de 2013

A escola e os delinqüentes.

Fiz um desabafo no Feicebúqui e farei alguns comentários com a cabeça mais fria. Ei-lo:

Hoje delinquentes do Colégio Estadual Vital Brasil atiraram pedras sobre o meu carro que estava estacionado ao lado do muro, em frente à minha casa. Atiraram também pedaços de vidro na casa da minha vizinha, D. Terezinha. Os filhos da puta já quebraram um para-brisas do meu Pálio e agora estão tentado o bi-campeonato.

Esta postagem gerou outros comentários de apoio e de indignação. Não vou repetir todos. Apenas alguns que podem ajudar na reflexão. A conversa na íntegra pode ser lida, clicando no texto acima.

Alguns amigos mais exaltados sugeriram o troco contra os "pequenos" contraventores. Outro, buscar a solução através da Justiça. Um amigo professor, solidarizou-se testemunhando ter sido agredido verbalmente por um aluno. 

Um ex-vizinho e amigo da família há anos, contou também ter sido vítima de depredação quando morou ao lado de nossa casa. Aconselhou guardar sempre o carro, constatando que estamos de mãos atadas contra a delinqüencia juvenil. A lei sempre os irá favorecer.

Amigos mais distantes que convivem com a violência ao extremo praticada por delinqüentes juvenis em metrópoles, manifestaram sua visão de uma forma mais universal (e trágica) ou seja: a realidade de uma geração de estupradores, criminosos, bandidos.

Nem todo estudante da Escola Vital Brasil é um delinqüente. Existem excelentes alunos nesta instituição. Crianças e adolescentes que estão vocacionados a uma vida acadêmica. Infelizmente estão sujeitos a uma frustração por conta dos péssimos "alunos" que são forçados a freqüentar a escola. O Estado obriga a mantê-los dentro da escola. Eles odeiam, detestam a ideia. Prefeririam estar aprendendo uma profissão com o pai, trabalhador autônomo (agricultor, boiadeiro, mecânico, eletricista, pedreiro, pintor de casas, lanterneiro, etc.). Como estão forçados na escola, preferem se "divertir" de outra forma. Escolhem infernizar a vida dos professores, colegas, diretores. 

Como não gostam de estudar (penso ser mais uma vocação, que uma obrigação), externizam sua revolta, às vezes até inconsciente, prejudicando o andamento de uma aula. Enfim, de todo o pulsar de uma escola. Colegas saem no prejuízo, professores não conseguem o mínimo de paz para dar sua aula, diretoria é acionada desviando-se de assuntos importantes para o bom funcionamento da instituição de ensino.

Mas o governo (estadual e federal) insistem em continuar no erro. A cada dia mais pressão sobre o pobre professor: sociedade, alunos, delinqüentes, pais de alunos, pais de delinqüentes, secretaria de ensino (através da direção e especialistas, que por sua vez são pressionados pelo estado). A coisa só vai melhorar o dia em que o estado parar de passar a mão na cabeça dos péssimos alunos e parar de colocá-los no mesmo patamar que o professor. Quando o estudo funcionava de verdade, havia uma hierarquia a ser obedecida. Isto é natural. A experiência já comprovou sua eficácia.

É necessário também que o estado acabe com a obrigatoriedade do ensino. Que procurem a escola quem tem vocação. É preciso acabar com esta história de "exploração de trabalho infantil". Tem cada cavalão maior que eu freqüentando a escola, quando poderia estar aprendendo uma profissão. Para ser alguém na vida, ajudar os pais nas despesas da casa, ser um futuro cidadão de bem, um profissional útil à nação.

Este absurdo de obrigar a garotada a frequentar escola, está sem dúvida destruindo o desenvolvimento do país: o sujeito vai para a escola sem nenhuma motivação de aprender. Atrapalha os colegas que realmente querem aprender. Vai "formar" sem saber escrever um miserável bilhete. O tempo que podia aprender uma profissão, estava enfiado contra a vontade numa escola. Vai cursar uma universidade após o ensino médio? Pode até ir, mas vai abandonar em pouco tempo, pois não teve o mínimo de base para dar continuidade nos estudos mais profundos. Ou tocar até o fim e tornar-se um péssimo profissional. 

Se não for para a universidade, já estará com uma idade avançada para aprender uma profissão. Não será mais "demenor". Não se encaixa mais no perfil de aprendiz. Ninguém vai dar emprego a ele, pois terá de dispor de tempo para ensiná-lo na profissão. Resultado: mais um vagabundo solto nas ruas totalmente perdido. Não sabe ler e escrever. Não sabe trabalhar. Vai fazer o que? Ganhar a vida traficando drogas, roubando ou praticando alguma atividade ilícita. Ou se transformar num viciado.

Agradeço a manifestação da Prof.ª Vera Mendes que é vice-diretora da escola. Assim postou no Feicebúqui:

Giovani a nossa diretora trabalha na sexta sim. Hoje ela se encontrava em Varginha, na Superitendencia, pois foi convocada para uma reunião. Esse delinquentes tambem nos incomodam. Já chamamos o Conselho Tutelar, os pais , até a policia. São acobertados pelo Estatuto do Menor. A lei dá cobertura a eles e não a nós professores. Pergunte a sua esposa, ela pode te responder melhor. A direção da escola conta com a comunidade. Precisamos de ajuda. Quem sabe a comunidade participando mais da vida escolar consiga juntamente conosco acabar com esse delinquentes.
Como podemos notar a escola preocupa-se com a situação. Mas é refém do maldito ECA. Bem como a Polícia, os pais e o Conselho Tutelar.  Conversei com o vice-diretor na escola e ele disse que voltaria a usar de um expediente para coibir os atos de vandalismo de alguns alunos: o recreio seria na parte interna da escola e não mais na área aberta. Mais uma vez os bons alunos saem prejudicados pelos péssimos. Poderiam descansar ao ar livre, respirando ar puro, caminhar, correr, brincar, mas não. Por conta dos vândalos, serão obrigados a permanecer em seu tempo livre limitados entre as paredes do prédio.

Não fui o primeiro a reclamar. Na escola fui informado de que outros atos parecidos aconteceram. Inclusive acertaram uma pedra numa idosa que tomava sol em frente sua residência.

Minha esposa foi vítima de bullying por parte de alunos várias vezes. Certa vez, os pequenos (nem tão pequenos assim) marginais estouraram uma caneta de tinta vermelha na cadeira em que ela iria se sentar. Sujou a bunda da calça desta cor e não percebeu. Imagina o constrangimento por qual passou ao chegar em casa e notar o que tinha ocorrido? Provavelmente foi zombada pelos alunos sem saber o que estava acontecendo, enquanto cumpria com sua obrigação. Além de perder a calça. Se ao menos o estado a indenizasse pelo erro de seus queridos pimpolhos...

Como é importante a participação da comunidade na vida da escola, lá tenho filhos estudando e minha esposa trabalha, deixo uma sugestão: quando era presidente da Cooperativa de Ensino, uma vizinha da escola reclamou que durante o recreio alunos estavam atirando limões e pedras na sua residência. Exatamente onde sua mãe e filhos pequenos tomavam sol no inverno. Conversei com o diretor pedagógico na mesma hora. Em poucos minutos descobriram os autores do vandalismo. Comunicou os pais e fez com que todos os meninos fossem até a casa depredada pedir desculpas aos moradores, limpar o que sujaram e verificar se algo foi danificado para ser reembolsado. Fiquei quase 3 anos na presidência. Nunca mais ouvi reclamação deste tipo. Isto não significa humilhar ou constranger o aluno, mas ensiná-lo de forma prática a conviver em sociedade. 

Giovani Rodrigues Arantes








quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nhá Chica e o Estado laico

Se o estado é laico, o que dezenas de autoridades políticas foram fazer em Baependi quando da beatificação da Nhá Chica? Evidentemente muito dinheiro público foi utilizado para estarem presentes na missa. Primeiras-damas, fotógrafos, motoristas, amigos, amigos de amigos, etc. 

Os políticos petistas são os primeiros a vociferar que o Estado é laico. Contradizem-se ao participar de um evento religioso. Católicos é que não são. Afinal o PT é declaradamente abortista. Aborto é condenado pela Igreja. Assim como o apoio e afiliação a partidos socialistas e comunistas.

Podemos também observar na foto abaixo, políticos de outros partidos. Será que são tão devotos assim? São católicos de "ir à missa aos domingos" e frequentar os sacramentos? Possuem uma vida cristã exemplar no dia-a-dia? PSDB também é socialista...

Não esqueçamos que a festinha vai acabar. O Papa Francisco há alguns dias exortou os bispos a negar a comunhão a pró-abortistas.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Beatificação de Nhá Chica - a primeira beata mineira - Diocese da Campanha MG


Sua Excelência Reverendíssima Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM,
As Irmãs Franciscanas do Senhor e Doutor Paolo Villota, Postulador
Com alegria e júbilo vêm convidá-lo para a Missa Solene da Beatificação de Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, a realizar-se no dia 04 de maio de 2013, às 15 horas, em Baependi - MG. A celebração será presidida por Sua Eminência o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos e Delegado de Sua Santidade o Papa Francisco. Sua presença é importante neste momento de ação de graças.
Veja a Programação Espiritual detalhada da Beatificação:

Programação Espiritual para a Beatificação de Nhá Chica em Baependi - MG

26 de abril (Sexta-feira)
203 anos do Batismo de Nhá Chica
07:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19:00h – Celebração do Sacramento do Batismo, no Santuário da Imaculada Conceição
27 de abril (Sábado)
Nhá Chica, mulher pobre e rica de Fé
10:00h – Missa aos Benfeitores, no Santuário da Imaculada Conceição
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19:00h – Celebração Eucarística na Igreja Matriz
28 de abril (Domingo)
Sede Santos, como Vosso Pai é Santo
07:00h – Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
09:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
10:00h – Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
11:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19:00h – Celebração Eucarística na Igreja Matriz

Início da Jornada da Beatificação

29 de abril (Segunda-feira)
O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o Seu nome
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
18:30h – Procissão da Matriz ao Santuário da Imaculada Conceição em seguida Celebração Eucarística
Após a missa show com a Banda Trilhos do Céu, na quadra da ABNC
30 de abril (Terça-feira)
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus
05:00h – Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
01 de maio (Quarta-feira)
Felizes os mansos, porque possuirão a Terra
05:00h – Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
05:00h – Saída oficial da Peregrinação de Nhá Chica da Igreja Matriz de São Lourenço em direção ao Santuário da Imaculada Conceição, em Baependi
09:00h – Missa do Romeiro, no Santuário da Imaculada Conceição
11:00h – Missa do Romeiro, no Santuário da Imaculada Conceição
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
19:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
02 de maio (Quinta-feira)
Felizes os que têm fome de justiça porque serão saciados
05:00h – Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
08:00h – Início da adoração do Santíssimo que se estenderá o dia todo, no Santuário da Imaculada Conceição
15:00h – Terço pela Beatificação de Nhá Chica, no Santuário da Imaculada Conceição
18:30h – Bênção do Santíssimo
19:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição
03 de maio (Sexta-feira)
Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados Filhos de Deus
05:00h – Procissão da Penitência e Celebração Eucarística na Igreja Matriz
15:00h – Via Sacra pelas ruas da cidade (última estação na casa de Nhá Chica com oferta de flores)
19:00h – Celebração Eucarística, no Santuário da Imaculada Conceição em seguida procissão em direção à Igreja Matriz (levar vela para a procissão)
Neste dia haverá Vigília na Igreja Matriz durante toda a madrugada e a igreja da Imaculada Conceição ficará aberta para visitação a partir das 21 horas.
04 de maio (Sábado) Dia da Beatificação de Nhá Chica
A vida dos justos está nas mãos de Deus
08:30h – Bênção do Santíssimo, em seguida Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
15:00h – Solene Celebração Eucarística da Beatificação de Nhá Chica, na GA Pedras, próximo ao Portal da cidade.

05 de maio (Domingo)
Isto acontece porque rezo com Fé
07:00h – Celebração Eucarística, na Igreja Matriz
10:00h – Missa em Ação de Graças pela Beatificação de Nhá Chica, no mesmo local da missa da Beatificação, na GA Pedras
18:00h – Procissão da Igreja Matriz para o Santuário da Imaculada Conceição, em seguida Celebração Eucarística na quadra da ABNC

A partir do dia 30/04 – Atendimento de Confissões no Santuário da Imaculada Conceição das 9:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 h. - e visitas aos enfermos nas comunidades
12:00 – Repiques dos Sinos todos os dias

Fonte: Nhá Chica - Site oficial

__________________________________________________________________

Comento: Com alegria a Diocese da Campanha e toda a comunidade católica festeja a beatificação da primeira beata do Estado de Minas Gerais.

Só espero que a festa não seja manchada pelo oportunismo politiqueiro. Sei que muitos políticos se deslocarão à pequena Baependi para acompanhar a cerimônia de beatificação. 

Obviamente que o interesse não se focaliza na espiritualidade do momento, mas em aparecer na mídia ao lado de outros políticos de renome estadual e nacional. Já é a campanha política à pleno vapor. Afinal o estado não é laico? Por que políticos que quase nunca ou nunca vão à igreja, são afiliados a partidos abortistas e socialistas (ambos condenados pela Igreja) possuem credenciais para ficar em locais privilegiados na cerimônia de beatificação? Evidentemente que é interesse político, nada mais.
 

sábado, 27 de abril de 2013

O "povo"

 "O "povo" nunca foi herói de nada."

"O povo é sempre opressor. Quando aparece politicamente, é para quebrar coisas. O povo adere fácil e descaradamente (como aderiu nos séculos 19 e 20) a toda forma de totalitarismo. Se der comida, casa e hospital, o povo faz qualquer coisa que você pedir. Confiar no povo como regulador da democracia é confiar nos bons modos de um leão à mesa. Só mentirosos e ignorantes têm orgasmos políticos com o "povo"."

"A mediocridade anda em bando, e a democracia ama os medíocres".

(Luiz Felipe Pondé, in Guia Politicamente incorreto da Filosofia - pág. 49)


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Educação Terceirizada?


Li no blog Isto é Campanha um texto no mínimo estranho. Não posso deixar de comentar a postagem do fotógrafo e blogueiro José Milton. 

O texto original está em vermelho. Meus comentários em verde:

NOSSA EDUCAÇÃO VAI SER TERCERIZADA (sic). 
Acabo de ficar sabendo, de fonte fidedigna, que a educação da Campanha será terceirizada. Nunca da história da educação no Brasil, este setor que é o mais importante em qualquer país sério, foi tão mercantilizada como da era Lulla para cá. E a rica história da Campanha que pouco é falada nas escolas, agora é que vai ficar mais distante. 

O que viria a ser "educação terceirizada"? Qual a preocupação do autor sobre o assunto? "Educação mercantilizada"? Também não consegui entender o que o autor quis dizer com isso. Logo em seguida coloca a culpa (?) no governo do Apedeuta e da sua sucessora (também apedeuta). Sabemos muito bem que a Educação brasileira vem desastrosamente desabando há anos. Tendo como ápice os dias atuais,  o início do fim começou  no final do Regime Militar (ou bem antes, nos anos 60 com a publicação das obras do DESeducador Paulo Freire). E por qual motivo a tal "terceirização" irá influenciar na disciplina municipal "História da Campanha"? Não consegui perceber coesão: terceirização - mercantilização - era Lulla - História da Campanha.

O saudoso Dr. Fernandão que, quando vereador, criou a matéria da nossa história para ser lecionada em todas as nossas escolas.

Dr. Fernando Antônio, amigo de saudosa memória, não criou a matéria "História da Campanha". Esta foi estabelecida quando da redação da Lei Orgânica do Município da Campanha (Artigo 168) no ano de 1990. Sendo então presidente do Legislativo, o Prof. Gilson Gomes da Silva. O que fez o Dr. Fernando foi um Requerimento ao Executivo, pedindo informações sobre a implantação da Disciplina nas escolas municipais. 

Uma ocasião, certa diretora chegou a me dizer que, os alunos não tinham interesse. Mas, como alguém vai se interessar, se os professores não foram preparados para dar esta matéria. Poucos são os que conhecem um pouco sobre Campanha?
Como os campanhenses vão aprender a amar a sua terra, respeitar, admirar, ter orgulho de ser um cidadão campanhense, se ele não conhece nada.
Mas, para o povão que não se interessa em ir fundo em matérias importantes, daqui quatro anos, o prefeito que, tem o dom da palavra, vai mostrar o sucesso que está sendo a educação em nossa cidade e todo mundo vai bater palmas. Só o tempo dirá, o buraco que estão nos metendo.
O espaço está aberto, para que a secretária de educação local, exponha seus motivos.

Nesta parte há uma contradição que salta aos olhos: diz o blogueiro, que professores não conhecem a História Campanhense. Que os alunos não se interessam (por culpa dos professores). Diz também que os os campanhenses não conhecem nada. Logo em seguida diz que "o povão (sic) não se interessa em ir fundo em matérias importantes". Ou seja ao mesmo tempo que culpa os professores por não incentivarem os alunos, também acusa o "povão" de pouco se importar com tão "importante matéria". Se o "povão" não dá a mínima, então porque a obrigatoriedade em conhecer nossa história? 

Vou mais longe e te digo, caro colega blogueiro: os alunos estão se lixando para história da Campanha, matemática, filosofia, língua portuguesa, história do Brasil e Universal, etc. Na verdade o sistema educacional reinante, baseado  na revolução cultural de Antônio Gramsci e no politicamente correto socialista, simplesmente desmotiva totalmente qualquer estudante. É exatamente este o perfil da geração pós regime-militar com a "democratização" da educação (evidentemente que existem raras exceções), tão querida pelo italiano marxista: idiotas-úteis (aqueles que trabalham pela implantação do socialismo/comunismo. Muitos, inconscientes desta triste realidade a que pertencem). Lembrando que a expressão "idiota-útil" foi cunhada por Lênin.

Portanto, penso que esta postagem no blog Isto é Campanha, está totalmente equivocada. Deixo claro, mais uma vez, que não sou filiado a partido algum. Não estou tomando as dores de nenhuma instituição pública. Apenas quero alertar para não confiar tanto assim em suas "fontes fidedignas". Podem, postagens como esta, transformar o blog Isto é Campanha numa imprensa marrom.


Fonte: Blog Isto é Campanha

Giovani Rodrigues

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prestação de contas da ONG Sebo Cultural com recursos da subvenção recebida da Prefeitura Municipal da Campanha em 2012

Faço questão de publicar a Prestação de Contas da Ong Sebo Cultural do amigo José Reinaldo. São várias as instituições campanhenses que recebem subvenção da Prefeitura e a única a demonstrar publicamente onde foi usado o recurso proveniente de nossos impostos é justamente esta ong. Recebi por email e cá venho postar. Parabéns pela transparência, caro amigo.

Prestação de Contas - Convênio Nº 004/2012 - Valor R$ 11.000,00

Subvenção recebida da Prefeitura Municipal da Campanha/MG

Valor recebido em parcelas no valor total de R$ 11.000,00, depositado em conta no Banco do Brasil, agência Campanha/MG, conta corrente 11.014-0.

Investimentos executados:

1.Pintura de faixas em PVC para divulgação da 12ª Feira do Livro pela empresa Lucas Veloso Silva - ME, Nota Fiscal 000.000.264. Pagamento efetuado com o cheque número 850001, emitido em 11 de abril de 2012, no valor de R$ 600,00.

2.Impressão de 5.000 vale-livros para a 12ª Feira do Livro pela empresa JH Gráfica & Editora Ltda, Nota Fiscal 3211. Pagamento efetuado com o cheque número 850004, emitido em 3 de maio de 2012, no valor de R$ 280,00.

3.Pagamento a estagiária Terezinha Maria Costa Pires, com ações no Clube de Leitura, do bairro Canadá, com prestação de serviços no mês de março de 2012, Pagamento efetuado o cheque número 850003, emitido no dia 18 de maio de 2012, no valor de R$ 400,00 (sendo R$ 350,00 de contribuição do estágio e R$ 50,00 de auxílio transporte).

4.Pagamento a estagiária Terezinha Maria Costa Pires, com ações no Clube de Leitura, do bairro Canadá, com prestação de serviços no mês de fevereiro de 2012, Pagamento efetuado o cheque número 850004, emitido no dia 18 de maio de 2012, no valor de R$ 400,00 (sendo R$ 350,00 de contribuição do estágio e R$ 50,00 de auxílio transporte).

5.Prestação de serviços com sonorização e telão para a 12ª Feira do Livro, pela empresa Santos Impacto Sonorização Ltda, Nota Fiscal 000158. Pagamento efetuado com o cheque número 850005, emitido no dia 8 de junho de 2012, no valor de R$ 600,00.

6.Aquisição de 2.000 livros de Literatura Infantil pela empresa Criativo Brinquedos Pedagógicos Ltda, Nota Fiscal 1144. Pagamento efetuado com o cheque número 850006, emitido em 5 de junho de 2012, no valor de R$ 2.000,00.

7.Pagamento a estagiária Terezinha Maria Costa Pires, com ações no Clube de Leitura, do bairro Canadá, com prestação de serviços no mês de abril de 2012, Pagamento efetuado o cheque número 850007, emitido no dia 15 de junho de 2012, no valor de R$ 400,00 (sendo R$ 350,00 de contribuição do estágio e R$ 50,00 de auxílio transporte).

8.Pagamento a estagiária Terezinha Maria Costa Pires, com ações no Clube de Leitura, do bairro Canadá, com prestação de serviços no mês de maio de 2012, Pagamento efetuado o cheque número 850008, emitido no dia 15 de junho de 2012, no valor de R$ 400,00 (sendo R$ 350,00 de contribuição do estágio e R$ 50,00 de auxílio transporte).

9.Pagamento a estagiária Terezinha Maria Costa Pires, com ações no Clube de Leitura, do bairro Canadá, com prestação de serviços no mês de junho de 2012, Pagamento efetuado o cheque número 850010, emitido no dia 30 de junho de 2012, no valor de R$ 400,00 (sendo R$ 350,00 de contribuição do estágio e R$ 50,00 de auxílio transporte).

10.Pagamento a estagiária Terezinha Maria Costa Pires, com ações no Clube de Leitura, do bairro Canadá, com prestação de serviços no mês de julho de 2012, Pagamento efetuado o cheque número 850011, emitido no dia 31 de julho de 2012, no valor de R$ 400,00 (sendo R$ 350,00 de contribuição do estágio e R$ 50,00 de auxílio transporte).

11.Aquisição de 5 cadeira de rodas pela empresa Drogaria Dom Ferrão Ltda, Nota Fiscal 4702. Pagamento efetuado com o cheque número 850012, emitido no dia 16 de novembro de 2012, no valor de R$ 1.274,00.

12.Aquisição de 5 cadeiras de rodas pela empresa Drogaria Dom Ferrão Ltda, Nota Fiscal 000.000.392. Pagamento efetuado com o cheque número 850013, emitido no dia 24 de novembro de 2012, no valor de R$ 1.274,00.

13.Aquisição de 8 muletas de madeira pela empresa Drogaria Dom Ferrão Ltda, Nota Fiscal 000.000.395. Pagamento efetuado com o cheque número 850014, emitido no dia 24 de novembro de 2012, no valor de R$ 572,00.

14.Aquisição de 8 cadeiras de rodas pela empresa Drogaria Dom Ferrão Ltda, Nota Fiscal 000.000.393. Pagamento efetuado com o cheque número 850015, emitido no dia 24 de novembro de 2012, no valor de R$ 2.000,00.

José Reinaldo dos Reis Ferreira
ONG Sebo Cultural - Presidente