"A própria igreja católica que ostentava uma preferência absoluta por parte da população cedeu espaço a outras crenças, principalmente as evangélicas". Editorial da Folha Campanhense.
Esta frase me incomodou um bocado. O Editorial, é um sofisma. Explico: Para início de conversa, é "Igreja" com "i" maiúsculo, sem necessidade do adjetivo pois é a única. As outras são seitas. Não cedeu espaço para ninguém. Na verdade, a liberdade de culto é constitucional. Daí o aparecimento de outras denominações ditas "cristãs". Contando ainda que aqueles ex-católicos, na verdade nunca foram católicos.
Cedeu espaço à evangélicas? Mas o catolicismo não é evangélico? Não foi a Igreja que formou o cânone bíblico? Ou será que Deus jogou a bíblia prontinha lá do Céu com zíper e tudo e um pretenso iluminado chamado Lutero a pegou e distribuiu às seitas?
Para terminar, caro editor, te conto uma coisa: As missas dominicais na catedral (sábado ás 18h30; domingo 7h, 10h, 19h) lotam de católicos. Como acontece na igreja de São Sebastião (8h30) e do Rosário (17h30). Pegue todas as denominações cristãs que tem na Campanha (pode também convidar os espíritas, maçons e esotéricos) para tomar os bancos da catedral. Tudo junto. Duvido que falte assento e fique alguém de pé.
Facebook em 23.08.2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.