Hoje é quinta-feira, dia de adoração ao Santíssimo Sacramento. Minha devoção à Eucaristia nasceu na minha época de RCC. Lá nos idos de 1993. Lembro-me que naquela época aprendi a responder ao Graças e Louvores sejam dados a todo momento, com a frase: "Ao Santíssimo e DIGNÍSSIMO sacramento".
Até que certo dia, ouvindo a na época ainda muito boa Rádio Canção Nova, alguém ensinando que a resposta correta era: " ao Santíssimo e DIVINÍSSIMO sacramento".
Hoje, ouço as pessoas respondendo da primeira forma. E não em pouco número.
Na verdade a forma "digníssimo" era uma forma de tratamento muito usada para designar pessoas que ocupam cargos públicos (deputados, prefeitos, vereadores, governadores, etc.). Ou seja, pobres pecadores como nós. Curiosamente, o Manual de Redação da Presidência da República, aboliu este pronome para autoridades, pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo redundante a sua repetição.
Portanto se até entre nós, homens, caiu em desuso tal pronome de tratamento, que dirá para o Nosso Salvador, que é Deus?
A maneira correta é "Graças e Louvores sejam dados a todo momento. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento". Afinal Jesus eucarístico é ou não é DIVINO?
Giovani Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.