domingo, 15 de outubro de 2023

Professor aprendeu latim em 6 meses.

"Então (Eric) Voegelin começou seu estudo de grego por volta de 1930 com um membro menos importante do Círculo de Stefan George, Hermann Bodek, como professor. Dentro de seis meses era capaz de traduzir poemas de Parmênides, e o efeito de seu estudo já pode ser visto nos livros de 1933 em que é empregado o grego do Novo Testamento".

Lendo este trecho do livro "A Revolução Voegliana", de Ellis Sandoz, lembrei na hora do meu ex-professor de Física no Ensino Médio, na Escola Estadual Vital Brasil, e ex irmão do Sagrado Coração, o canadense Gerald Gougeon. 

Quando cursei Letras na Fafi-Sion, hoje UEMG Campus Campanha, a faculdade estava com dificuldade em encontrar um professor de latim. Se não me falha a memória, na época, o Reitor era o Padre Fuhad Lage. Com aquele jeitinho, que ninguém conseguia dizer não a ele, pediu ao professor Gerald para assumir a matéria "Latim" da faculdade. O canadense argumentou que o que sabia de latim era apenas litúrgico. Nada de gramática. Por fim o padre conseguiu convencê-lo. Grande Professor Gerald, em apenas 6 meses estudou sozinho a gramática latina e assim estava apto para lecionar na faculdade. 

Ficamos sabendo desta história, da boca do próprio professor Gerald, quando ele deu um esporro na sala toda, por estarmos levando na brincadeira as aulas de latim. Foi uma lição grandiosa, afinal alunos jovens, com uma formação malemá, pagando faculdade e não levando a sério os estudos. Enquanto ele, já maduro, vindo de outro país, esforçou-se para aprender mais uma língua em tempo recorde, para lecionar numa faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.