segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CRAS - que será isso?

No Jornal da Câmara de julho/agosto-2009, saiu uma matéria com o título: "Requerimento pede informações sobre o CRAS".

Intrigante este serviço oferecido pelo Governo Federal. Intrigante porque na verdade ninguem sabe ao certo para que serve. A população procura os vereadores com o objetivo de esclarecimentos sobre tal serviço. O Requerimento então foi enviado ao Sr. Prefeito da cidade da Campanha-Mg. A resposta do Executivo, conforme informa a matéria, não é clara. Aliás nem o Executivo sabe a finalidade, pois espera informações precisas do setor para formalizar resposta ao Legislativo.

O Presidente da Câmara, reuniu-se com a coordenadora do Setor de Assistência Social e com as funcionárias do CRAS. Conforme informa a matéria, as servidoras ressaltaram que muitas vezes as pessoas confundem as funções do CRAS. Mas não é para menos, até mesmo o Executivo e os funcionários do CRAS não sabem explicar objetivamente qual a função deste órgão. Vejam as respostas publicadas no JC:
  1. "O CRAS desenvolve o Programa de Atenção Integral à Família-PAIF, que visa atender as famílias garantindo seus direitos básicos."
  2. "O CRAS é responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção, de Assistência e de Promoção Social. Aqui é feito o atendimento psicológico para famílias submetidas a risco de vulnerabilidade social, visando orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário".
Sejamos honestos: uma pessoa que procura tal órgão e recebe respostas com este teor, é capaz de entender do que se trata? O que ela faz/ ou deve fazer? Sentar-se e esperar ser atendida ou dar meia volta e ir embora? Sinceramente não entendi até agora para que serve o CRAS.

De acordo com a primeira resposta podemos entender que o CRAS desenvolve programa que visa as famílias garantindo seus direitos básicos. O que são estes programas? São teóricos ou práticos? Quais são os direitos básicos? Saúde, alimentação, educação, lazer, trabalho? Como o CRAS resolve tudo isso?

A segunda resposta diz que é responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção, de Assistência e de Promoção Social. O que viriam a ser estes serviços? Por que "continuados"? Proteção de que? Que tipo de assistência? Qual a definição , com palavras objetivas, de "promoção social"?

O que vem a ser " risco de vulnerabilidade social"? O que seria "fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário"?

O Governo Federal inventa estas modas todas e repassa para os municípios sem o menor critério de objetividade.

E continuamos na espera de saber para que serve o tal do CRAS.

10 comentários:

  1. Giovani, o CRAS é, pelo menos em Viçosa, uma unidade de atendimento da Secretaria de Assistencia Social. Nestas unidades, eles tem programas que vão desde cursos de bordado e de orientação vocacional dos jovens até programas de adoção de crianças que vivem em situações familiares críticas (pais viciados, por ex.).

    ResponderExcluir
  2. http://www.neves.mg.gov.br/ribeiraodasneves/templates/interna_noticia?id_sessao=10&id_noticia=53

    ResponderExcluir
  3. No Centro Oeste Paulista, eles oferecem R$80 por mes até os 18 anos! ¨¨

    ResponderExcluir
  4. Agradeço ao Luiz e ao Tiago pela colaboração.

    O CRAS aqui da Campanha, apesar de estar em plena atividade, nunca se manifestou a este blog no intuito de esclarecer seus leitores. Segundo as estatísticas do Google Analytics, esta é uma das postagens mais acessadas n'O Campanhense.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se existe diferenças dos serviços dos cras de estado para estado?

    ResponderExcluir
  6. Cara Edvania, penso que deve haver uma regra, um estatuto ou algo parecido para todo o país, mas com flexibilidade para ser implantado de acordo com a realidade de cada município.

    ResponderExcluir
  7. A proteçao social basica tem por objetivo prevenir a violaçao dos direitos, enquanto que a proteçao especial atua quando os direitos ja foram violados.O CRAS esta inserido na proteçao social basica. O CRAS é uma nova estrutura dentro da gestao da politica de assistencia social, e tambem é um recente espaço de intervençao do assistente social.O CRAS é um orgao publico estatalconsiderado o principal instrumento da proteçao social basica, neste espaço é oferecido serviços,programas,projetos e beneficios ...destina suas açoes a populaçao excluida do acesso de bens e serviços e que vivem nas areas de maior vulnerabilidade social.O CRAS deve ser um serviço continuo, ele nao é um programa ou um projeto que tem prazo determinado para acabar.

    ResponderExcluir
  8. Sou caloura do curso Serviço Social pela UFPE. Realmente não estava entendendo as reais aplicações do CRAS através dos termos técnicos, graças as respostas consegui absorver seu verdadeiro significado e aplicação, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. BC, agradeço sua manifestação. Fico feliz que esta postagem não tenha sido em vão. Através dela, leitores colaboraram e isto foi-lhe útil. Em quem lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  10. O CRAS é o espaço estatal de referência para o atendimento de famílias, onde os profissionais fazem uma busca ativa, ou seja, visita domiciliar para identificar as demandas sociais, isto é, as famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade social( falta de acesso as políticas públicas (saúde, educação, habitação, emprego, assistência social etc... (seus direitos). Por Exemplo: encaminhamento para a inclusão no Cadúnico (Cadastro único para programas sociais) para o ter acesso ao Bolsa-família, redução da taxa de energia, carteira do idoso e contribuição previdenciária para donas de casa(agora com 5%= 27,25 - com os mesmos direitos de qualquer trabalhador). Outra ação desenvolvida no CRAS é articulaçao com as outras políticas públicas, como por exemplo com a saúde, os agentes comunitários de saúde conhecem melhor a população e sabem identificar as famílias que possuem idosos que porventura tem depressão por não sair de casa não convivem com outros idosos. Neste caso é passado para o CRAS a equipe faz uma visita e o encaminha para grupos de convivência no CRAS, o idoso passa a frequentar semanalmente oficinas e atividades oferecidas como por exemplo atividade física ou palestras com gerontólogo para obter mais informações sobre o envelhecimento saudável.
    Bom existe muitos outros serviços oferecidos pelos CRAS por todo o Brasil cada um com sua peculiaridade, ou seja, depende da demanda de cada município e região.
    As famílias podem procurar também o CRAS para participar de grupos de fortalecimento de vínculos familiares como por exemplo famílias com membros envolvidos com drogas, existe grupos que trocam experiências de como lidar com adicto (dependente químico)ou como buscar ajuda e outras diversas informações.
    Poderia descrever outros serviços realizados no CRAS a tarde toda, mas espero ter esclarecido pelo menos um pouco as dúvidas. Depende muito do comprometimento e criatividade da equipe profissional.
    Obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.