quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Roupas para a Santa Missa - Qual o critério?

Ultimamente as pessoas tem ido assistir à Santa Missa usando bermudas e chinelos (homens) e vestidos curtos, "fresquinhos" e sandálias que dão a impressão de estarem descalças (mulheres).

Nossa cidade é bastante quente no verão. Não nego o calor entre 10 e 11 horas. Mas dentro da Catedral não faz tanto calor. Primeiro que ela é grande e bastante arejada. Segundo que não vão tantos fiéis a ponto de tornar o ar local saturado.

Penso o seguinte: as pessoas que gostam de ir todas fresquinhas para o Santo Sacrifício, em suas profissões não deixam de ir vestidas "socialmente aceitável". Ou seja: o bancário, o empresário, o advogado, o comerciante, faça um calor insuportável, mas estão vestidos de terno, calça social ou mesmo jeans, camisa dentro da calça, sapatos ou tenis. Professoras, enfermeiras, advogadas, médicas, bancárias, comerciantes, também vestem-se a caráter. Roupas mais fechadas, calças e sapatos que "escondem" seu corpo.
Para ir ao médico, ao Fórum, à Prefeitura, ao Banco, à reunião da Câmara, as pessoas procuram se vestir bem. Enfim para visitar alguma autoridade, procuram usar um vestuário adequado. Então para receber o Rei dos Reis, na sagrada Eucaristia, por que não podemos nos vestir da melhor maneira?

Se no cotidiano comercial, profissional, suportam o calor por no mínimo 8 horas, por que para a Missa Dominical, não suportam o "calor" da Catedral? Se os padres, acólitos e coroinhas usam todas aquelas vestes litúrgicas sobre sua roupa, por que nós fiéis, não podemos "sacrificar" pelo menos por uma hora?
Moça católica em São Paulo

Minha amiga Maitê, RJ

garota católica iraquiana

garotinha católica portuguesa

As fotos acima mostram o piedoso uso do véu por mulheres e meninas contemporâneas. Será que elas estão derretendo de tanto calor? Ao contrário vemos em suas expressões alegria e compenetração nas orações.

Não pretendo com esta postagem insinuar que as mulheres devam usar o véu (preto para as casadas e branco para as solteiras), o que seria maravilhoso, mas que ao menos reflitam sobre a maneira de vestir adequadamente para ir ao Sacrifício Eucarístico. Será que Nossa Senhora e as outras mulheres estavam "fresquinhas", com as pernas e decotes à mostra no Calvário? Será que São João estava de bermudas e havaianas no momento da morte do Senhor? A Santa Missa é o Santo Sacrifício. 

Há alguns anos atrás, quando tinha missa às 16 horas, conversei com um sacerdote sobre meu desconforto em largar o trabalho e assistir à missa da maneira que estava: chinelos, bermuda e camiseta. Ele disse que não tinha problema, pois interrompia o trabalho para ir à Igreja. Mas deixou claro que no domingo tinha obrigação de vestir minha melhor roupa.

Com o tempo, fui estudando mais sobre nossa Igreja, tomando entendimento sobre o que é verdadeiramente a Santa Missa. Hoje não tenho coragem de ir à Missa de bermuda. Até mesmo quando faço uma visitinha rápida ao Santíssimo, se estou com calças curtas, fico constrangido.

Não estou condenando ninguém, mesmo porque também por várias vezes fui à Igreja vestido de forma inadequada. A partir do momento que tomei consciência desta falha, gostaria de compartilhar com os nobres amigos paroquianos.

Fotos: retiradas do blog Velatam ad Dei Gloriam


                                       Minha experiência com o véu: Maite Tosta

3 comentários:

  1. Qual é o seu trabalho? Você usa bermudas e chinelos no trabalho? pois eu estiu desempregado e nem em casa eu uso bermudas e chinelos, assim que acordp e tomo banho já visto calças compridas e sapato social, até mesmo porque, só possuo esse tipo de roupa, se vpcê doar as suas bermudas e chinelos e só comprar roupas adequadas não terá esse tipo de problema, mesmo dentro de casa e sozinho deve-se vestir adequadamente, em uma ocasião perguntei a um sacerdote por que ele estava sempre de batina até mesmo dentro de casa, e ele me respondeu, um ppuco em tom de brincadeira e meio sério que ele estava sempre pronto para qualquer ocasião, de um velório a um almoço em família, nessa ocasião eu tinha 17 anos e me desfiz de todas as minhas bermudas e sandálias e nunca mais comprei outeas e nem usei algumas que ganhei de presente, doei-as todas.

    ResponderExcluir
  2. Como disse, Tarcísio, anos atrás minha fonte de renda principal era o comércio. naquela época fazia entregas de bicicleta. como minha região no verão é muito quente, usava sim bermuda e chinelo. Também lecionava (mas não de bermuda. hehe). Hoje estou mais habituado a usar calças compridas por causa de trabalhar na Câmara Municipal. Só que não tem mais missa das 16 horas. Obrigado pelo conselho, mas com o calor que faz por aqui, não dispenso minha bermuda. Talvez um dia, chegue a ser tão radical quanto você (e outros amigos que também seguem sua linha). Abraço.

    ResponderExcluir
  3. AS VEZES SINTO VONTADE DE ALERTAR OS IRMÃOS AQUI DA MINHA IGREJA, MAS FICO COMENDO QUE ME
    INTERPRETEM MAL.AINDA ACHO QUE O PADRE PODERIA ALERTAR O POVO NA HORA DOS AVISOS. VOU DAR A IDÉIA PRA ELE.
    A PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.