quarta-feira, 13 de julho de 2011

XXVIII Grande Corrida da Independência



                       
XXVIII Grande Corrida da Independência
Correndo a pé de Curitiba-PR a Campanha - MG
800 km em 64 horas num revezamento contínuo.

         Os atletas conduzirão, em revezamento contínuo, a Tocha Olímpica de Curitiba-PR,  até Campanha - MG, num percurso de 800 km em 64 horas. Média de 12.5 km por hora (300 km em 24 horas).
Durante todo o trajeto cada atleta correrá em média 34 km em revezamento.

·         O acendimento da Tocha e largada da Corrida será em Curitiba-PR no dia 25 de agosto, quinta-feira, às 09h00.   

·         A chegada na Campanha - MG está prevista para o dia 27 de agosto, sábado às 20h00, no Campanha Esporte Clube - CEC.

         Corrida Pedestre de Revezamento aonde os atletas conduzem uma Tocha Olímpica num revezamento contínuo, dia e noite, unindo cidades dos diversos pontos do Brasil ou do Exterior a cidade da Campanha – MG. (Sul de Minas Gerais).
Considerada pela sua característica a maior Corrida Pedestre de Revezamento do Mundo feita por um único grupo de atletas.

         Evento cívico-esportivo, cultural e turístico iniciado em 1972. Já teve a sua largada de quase todas as capitais (percorrendo 20 estados brasileiros) e por duas vezes do exterior, saindo de Assunção-Paraguai e de Buenos Ayres-Argentina, passando por Montevidéu-Uruguai.

         A “Grande Corrida da Independência” em 28 Edições (ao termino da Corrida deste ano) terá percorrido mais de 38.000 km. Quase a distancia da volta ao mundo (circunferência na linha do Equador- 40.75 km.) Veja aqui fotos e todas as edições.

         A Corrida tem sempre o seu final na cidade da Campanha – MG para a abertura da “Olimpíada Campanhense” e outras Homenagens.

            

                   Como funciona: Vinte e um (21) atletas masculinos amadores, da cidade da Campanha  – MG são divididos em três grupos de sete corredores. Cada grupo corre em revezamento por 10 km. A cada 10 km é feita a troca de grupo. Somente um atleta corre conduzindo a Tocha Olímpica, os outros ficam dentro de uma Kombi que segue, em baixa velocidade, dando cobertura ao atleta que estiver com a Tocha. O atleta corre pelo acostamento tendo proteção da Polícia Rodoviária Federal e Estadual. Após certa distância ele passa a Tocha para outro e entra na Kombi, assim sucessivamente durante os 10 km. O grupo que está fazendo o revezamento segue na Kombi, os outros dois grupos ficam no ônibus que faz parada a cada 10 km para a troca de grupo. 

 

2 comentários:

  1. Infelizmente nunca, Martha. Veja neste link todas as edições: http://ocampanhense.blogspot.com/2010/08/grande-corrida-da-independencia.html

    Nós campanhenses nos orgulhamos muito deste evento esportivo.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.