domingo, 13 de maio de 2012

Reforma da Catedral - Campanha MG

A Catedral Santo Antônio em Campanha Sul de Minas Gerais, está em plena campanha para arrecadação de fundos para sua reforma. Infelizmente não podemos contar com ajuda do governo em todas suas esferas. O IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) não aprova o projeto de tombamento alegando que já é tombado pelo IPHAM (Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Município). Segundo reportagem da EPTV- Sul de Minas , a prefeitura informou que não libera recursos para a reforma da Catedral de Santo Antônio porque o imóvel não pertence ao município.

O templo foi construído em 1823 e precisa de reforma urgente. Cansados de promessas de políticos, alguns leigos se mobilizaram no intuito de criar uma campanha de restauro. A obra está estimada em 8 milhões. O forro e o telhado, tidos como prioritários, está calculado em 700 mil reais. Foram distribuídos carnês de doação para as 77 paróquias da Diocese. Aderiram cerca de 750 pessoas até o momento. O valor mínimo é de R$ 25,00. Doações podem ser feitas com qualquer valor.
Gostaria de pedir aos caríssimos leitores deste blog, que por favor façam doações para esta obra de tamanha importância, não só para nossa Diocese, mas para todo o Estado de Minas e do Brasil. Afinal a Catedral Santo Antônio é a terceira maior do País. Monumento não só espiritual, mas de reconhecido valor histórico. Nossa padroeira diocesana, Nossa Senhora do Carmo, sem dúvida, juntamente com Santo Antônio, retribuirão com muitas graças aqueles que generosamente ajudarem com qualquer quantia para esta obra.
Os interessados em ajudar podem depositar as doações nas seguintes contas: Banco Bradesco – Agência 6440-8, Conta Corrente: 1000-6 ou Banco Sicoob – Agência 3169, Conta Corrente – 2801-0.

4 comentários:

  1. Recebi uma crítica que até publicaria e comentaria, caso não fosse anônima. Se o Sr. "Anônimo" quiser, assine, daí respondo. Caso contrário faço o que sempre fiz com anonimatos: ignoro. Não há o que temer. A não ser medo de perder votos.

    ResponderExcluir
  2. Giovani, será que não seria melhor esperar um pouquinho? Dom Frei Diamantino montou uma comissão de arquitetura sacra (o nome é outro; creio que fale de "espaço celebrativo", ou qqr besteira do gênero), (de)formada pela famigerada Ir. Laíde Sonda, que prega uma arquitetura que de católica não tem nada. A ideia é garantir que qqr reforma de qqr igreja da diocese seja feita de modo a descatolicizá-la completamente. Já a Santa Sé, exatamente para tentar cortar as asinhas das Irmãs Sondas da vida, está preparando um documento sobre arquitetura sacra, que vai dar regras para impedir o tipo de destruição que ela propaga. Fazer o projeto da reforma agora vai praticamente garantir que a catedral seja (ainda mais) desfigurada. Vale mais a pena esperar um pouco, mesmo pq não falta muito para Dom Frei Diamantino se aposentar e ser substituído por um Bispo mais afinado com o Santo Padre. Eu participei do curso dado pela Irmã Sonda (só pra ter uma ideia do calibre da pobre senhora, ela era a única que não se ajoelhava para a consagração; e era ela a ensinar, a falar mal do Papa, a cantar em verso e prosa os malucos de Bose - http://www.monasterodibose.it/
    -, etc.), e fiquei horrorizado. Se vc quiser eu te mando uma cópia da carta que escrevi ao Bispo contando do meu horror com o que foi ensinado ali. Se eu conseguir tempo e dinheiro pra gasosa, acho que vou dar um pulo aí para fotografar a Catedral antes que ela seja transformada num celeiro pelo pessoal do "espaço celebrativo" da Irmã Sonda. :( Vc pode ver fotos minhas de igrejas em http://www.flickr.com/photos/profcarlos/sets/72157627736422707/
    Professor Carlos Ramalhete

    ResponderExcluir
  3. Penso não haver motivo para esperar, afinal a primeira etapa será a restauração do telhado e do forro. Até a paróquia conseguir os 700 mil vai levar um bom tempo. Quando iniciar as próximas etapas, provavelmente a Santa Sé já terá oficializado as regras.

    ResponderExcluir
  4. Aposto quanto você quiser que na hora de arrumar a Catedral, a Prefeitura e o Patrimônio Histórico vão dar seus palpites. Mas na hora de mandar o dindin, nada! Fernando Silva

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.