sábado, 30 de maio de 2015

Ciências no Brasil Império.

"No Brasil Império foi criada a Escola de Medicina do Rio de Janeiro. Ela nos deu eminentes cientistas como Vital Brazil Mineiro da Campanha, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Emílio Ribas, dentre outros. Apesar de ter estudado fora do Brasil, mas voltando ainda durante o Império, o grande Adolfo Lutz, não pode deixar de ser mencionado.
D. Pedro II, nunca mediu esforços para o desenvolvimento das ciências no Brasil, o que é sabido de todos. Assistia sempre que podia, aulas na Escola de Medicina. Quando havia concursos, fazia questão de participar da seleção para impedir que "afilhados" pudessem tomar o lugar daqueles que mostravam sua competência nas provas.
Durante o final do Império e enquanto viveram aqueles nobres cientistas formados em sua época, a ciência brasileira se destacava, tornando-se em muitos quesitos, independente da Europa.
Hoje, fruto da revolução republicana, parece que nossa ciência regrediu (ou estagnou). Taí a dengue assolando o país há anos e ninguém consegue exterminá-la. O velho Instituto Butantan do ínclito Vital Brazil, parece que está tomando a dianteira na busca da cura.
Taí também a Educação (extinto qualquer vestígio do período monarquista), que não me deixa mentir".

Eu, no feicebúqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.