segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Anuncio em jornal - Escravo fugitivo 2


No Correio Paulistano, edição 209/1855, encontrei anuncio de escravo fugitivo pertencente ao estudante Ignacio Gomes Medões. Creio ser este estudante, o futuro Comendador Ignacio Gomes de Midões. 


Biografia levantada pelos Historiadores Antônio Casadei e Thalita de Oliveira Casadei:


"Inácio Gomes Midões foi físico-mor em Lisboa e aprovado em medicina, veio primeiramente, para São Paulo, a convite de José Bonifácio, onde clinicou por algum tempo, seguindo depois para a Vila da Campanha da Princesa, na primeira década do século XIX, onde se estabeleceu e passou a aguardar sua nomeação de Cirurgião da Câmara, em 1818. Como não saísse a confirmação dessa nomeação, teve Midões, enquanto isso, de aceitar a contratação para exercer o mesmo cargo na Vila de São João del-Rei, cargo que desempenhou de 1819 a 1822. A partir de 08 de novembro de 1822, como sempre foi o seu desejo, Dr. Inácio Gomes Midões fixou-se, definitivamente, até a morte, na Campanha, aqui vivendo com sua família, longos e proveitosos anos, como médico competente e político de grande prestígio."


Fonte: 1 - Jornal Correio Paulistano (SP), Edição 209/Ano 1855
          2 -  Biografia transcrita de originais datilografados, inéditos, pesquisados pelo historiador Antônio Casadei e cedidos ao Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort, após seu falecimento em Petrópolis, em 07 de fevereiro de 1997, pela sua esposa Thalita Casadei, professora de História e historiadora, residente em Niterói/RJ. (Blog 100 Personalidades dos 100 anos de Cambuquira)
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.