terça-feira, 14 de agosto de 2018

Sul de Minas anexado ao Estado de São Paulo?

Li um artigo no jornal Correio Paulistano, edição 16 de 1854 em que o jornalista comenta sobre a divisão de Minas Gerais em dois ou três províncias. Artigo em resposta a outro que foi publicado em mais de uma edição, favorável a esta divisão.

Fiquei convencido que o melhor para nossa região, teria sido realmente, uma anexação ao próspero estado paulista. As vantagens seriam inúmeras, senão vejamos:

  1. Teríamos uma saída para o mar, tornando assim mais fácil e econômica a exportação da nossa produção agrícola, mineral e industrial; 
  2.  O progresso da região sul-mineira seria natural como é o de todo o interior paulista. Com isso não haveria necessidade de nossa juventude migrar de estado, como já ocorria naquela época. Franca e Guaratinguetá recebiam famílias inteiras de mineiros do sul por falta de oportunidades;
  3. Os políticos (ah, sempre eles...) se gabavam das riquezas e grande população, mas não era bem assim. Diz o autor que produzíamos apenas porcos e fumo. Assim mesmo em pequena quantidade. Que a mineração deixava nosso solo estéril. Evidente que a riqueza e aumento populacional do Sul de Minas acompanharia o progresso do restante do interior de SP;
  4. Segundo o autor, o povo sul-mineiro (aqui não são as vozes políticas e dos intelectuais bajuladores que falam, mas o cidadão), desejava pertencer ao promissor estado de SP. Afinal era com este estado que comercializavam sua produção.  A proximidade com o governo do estado vizinho também era um benefício tendo em vista a necessidades públicas. Podemos ver que não mudou muita coisa. Hoje ainda vivemos "isolados" da capital BH. As relações comerciais ainda continua mais fortes com SP ao invés de com o resto do estado de Minas;
  5. Pertencer a um estado rico, sem dúvida gera inúmeras vantagens. Bem diferente do que ainda sofremos: não nos é assegurada nenhuma posição o pertencermos a Minas Gerais.  
O sul de Minas mantem desde aqueles tempos uma forte relação com o estado de São Paulo: comércio (porto de Santos; "importação e exportação" dos mais diversos produtos); saúde (é onde mais buscamos hospitais e médicos especializados); lazer (praias paulistas são invadidas por sul-mineiros a cada período de férias); o sotaque do sul de Minas foi fortemente influenciado pelo do interior paulista; torcedores de clubes paulistas aqui é maior do que dos clubes mineiros; etc. 

Já não tenho dúvidas que os políticos sul-mineiros de outrora (nada de diferente dos atuais) cometeram grande baianada ao não lutar para uma anexação do sul de Minas ao estado de São Paulo.

Amo Minas Gerais. Amo as nossas tradições e peculiaridades. Porém, só isso é muito pouco. Não nos trouxe progresso algum. Nossos filhos continuam a deixar a região em busca de melhores condições de vida. Continuamos sendo uma região pobre economicamente, culturalmente, educacionalmente, cientificamente, politicamente.

Talvez se no passado tivéssemos nos integrado a SP, sendo o "nordeste" paulista, seriamos hoje uma região prospera e invejada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.