sexta-feira, 12 de julho de 2019

Cônego Luzair na semana santa.

Numa missa durante a Semana Santa 2019, celebrava o sr. bispo, Dom Pedro, e auxiliando-o na concelebração o Cônego Luzair. Homem sério e de poucas palavras. Sempre fiel à ortodoxia. Excelente confessor.

Esqueceram de acender as velas sobre os belos e altos candelabros que estavam sobre o altar. Mais de "350" acólitos e coroinhas numa peleja para tentar alcançar o pavio das velas nas alturas. Com uma vela comprida tentavam, que tentavam. Nada. O mais alto dos acólitos equilibra-se nas pontas dos pés, em vão. Outro, prestativo, corre com um caixote. Outro ainda com uma cadeira. Nada de chegar a chama até o pavio. 

Eis que surge a figura do Cônego Luzair, atlético, sem dizer uma palavra. Pega com firmeza o pesado candelabro de sobre o altar e simplesmente o desce até a altura desejável. Daí a coisa andou. Todas as velas foram devidamente acesas. Enquanto todos procuravam a solução do problema nas alturas, nosso inteligente pároco, a trouxe olhando para baixo.

---------------------------------------------------



Durante a procissão do Encontro, deparo com nosso pároco ali no final da fila. Um dos últimos. De batina. Com o Terço nas mãos. Discreto. Em total silêncio. Contemplativo. A modéstia e simplicidade deste padre "fala" mais que discursos de inúmeras páginas.  Preferiu ir ali, junto ao povo, a rezar seu terço a ficar ricamente paramentado debaixo do pálio. Não que isso seja errado ou abuso de opulência, o que quero dizer é que esta é a preferência dele. Se não tivesse outro sacerdote para acompanhar solenemente a procissão, com toda certeza ele estaria lá. Cumprindo sua bela missão de levar o Evangelho a todos os campanhenses.

------------------------------------------------------

Ao término do Bingo no Fuadão, estava a conversar com alguns amigos na espera da fritura de pastéis para levar para casa. Chamou minha atenção, nosso nobre pároco, de clergyman e tudo mais, a percorrer a arquibancada da quadra com um saco de lixo imenso na mão. Recolhia todos os resíduos deixado pelo pessoal que participou da festa. Logo em seguida, percebo que agentes de pastoral, fazem o mesmo. O exemplo realmente arrasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.