quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Evangelistas e o nascimento do Menino Jesus.

 Há algumas décadas, participei de algumas palestras, "cursos", ministrados por padres e alguns leigos, que eram comuns na paróquia. O detalhe é que os formadores eram todos progressistas, simpatizantes da Teologia da Libertação, do Modernismo.

Ouvia muitas besteiras. Uma delas foi a de que o Menino Jesus nasceu numa casa, pois é citado no Evangelho de Mateus. E que o presépio é totalmente errado porque tem cavalo, vaca, palha, manjedoura, estrebaria. Valei-me, São Francisco!

Vejamos o que diz os 4 Evangelhos sobre o nascimento do Menino Deus:

Mateus: 

  • Os Magos chegam à casa onde está o Menino Jesus;
Não diz se foi no dia do nascimento. Certamente anos depois. Mesmo porque não fala em estrebaria, ou gruta (que não são citadas nos evangelhos, porém nos contadas pela Tradição), fala em "casa".

Marcos: 

  • Não faz nenhuma referência ao nascimento do Salvador.
Lucas:

  • Mais detalhista dos evangelistas. Diz que não havia lugar para a grávida Maria e José na hospedaria. A criança nasceu e foi colocada numa manjedoura (deste detalhe pode ter nascida a tradição do nascimento ter acontecido numa estrebaria).
  • Não menciona os Reis Magos. (O que fortifica a interpretação de que quando visitaram o pequeno Jesus, foi algum tempo após - talvez anos - seu nascimento, já numa casa, como foi escrito por São Mateus).
João: 

  • Não detalha o nascimento do Menino Jesus. Fala sobre o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. 
Após a leitura comparada dos quatro evangelhos sobre o tema, penso que o padre estava equivocado em sua interpretação. Infelizmente os incautos, principalmente aqueles que creem em tudo que é dito por alguém do clero, ou religioso, sem a prudência de buscar na Tradição e no Magistério, uma confirmação do que ouviu, principalmente sobre assuntos polêmicos referentes à nossa fé, acabam por acreditar e propagar essas "novidades". 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.