segunda-feira, 27 de abril de 2009

9ª Feira do Livro, será dedicada ao historiador Thomaz de Aquino Araújo e Ano Nacional Euclides da Cunha

Agendada para o período de 4 a 7 de junho, a 9ª Feira do Livro, será dedicada ao historiador, desenhista, escritor e jornalista Thomaz de Aquino Araújo e Ano Nacional Euclides da Cunha.

Organizada anualmente pela ONG Sebo Cultural, a 9ª Feira do Livro, terá exposição e vendas de livros a partir de R$ 1,00 e ainda, uma série de eventos paralelos como: 3º Concurso de Poesia Gioconda Labecca, 2ª Mostra Campanhense de Vídeo, Concurso Fotografe a 9ª Feira do Livro, Torneio de Xadrez, Noite de Autógrafos, Distribuição de Vale-livros, Gincanas Culturais, Apresentação Teatral, Vinil, Apresentação Fotográfica, Brinquedoteca e visitas aos Museus e Bibliotecas da cidade.

Ano Nacional Euclides da Cunha será lembrado na 9ª Feira do Livro

Em 1894, Euclides da Cunha, o autor de "OS SERTÕES" chegou em Campanha/MG, por determinação do Marechal Floriano Peixoto, então na Presidência da República. Veio para dirigir, como engenheiro militar, as obras de adaptação no prédio da Santa Casa da Misericórdia local para abrigar o recém criado oitavo batalhão de Cavalaria.

Aqui recebeu expressivas homenagens e conviveu com homens de grande inteligência e cultura da cidade, como o Dr. João Luiz Alves, Promotor de Justiça, depois Juiz, Secretário de Estado, Deputado, Senador, Ministro da Justiça, Membro da Academia Brasileira de Letras e Comentarista do Código Civil Brasileiro: Dr. Leonel de Rezende Filho, Jurista, Parlamentar e Ministro do Tribunal de Contas da União; Dr. Francisco Honório Ferreira Brandão, Médico, Professor, Parlamentar e Jornalista de renome; Júlio Bueno, Professor, Jornalista e Historiador conceituado e tantos outros.

Esta convivência foi benéfica a Euclides da Cunha, que aqui atuou como engenheiro e jornalista, iniciando em Campanha, sua vocação para as letras.

Em Campanha, nasceu o seu segundo filho, Euclides da Cunha (Cridinho).

O quarto do grande escritor ficava diante das catas (escavações extintas de ouro). Observando todos os dias este cenário, Euclides da Cunha compôs o poema "As Catas", publicado no jornal Monitor Sul Mineiro.

Euclides da Cunha ficou em Campanha até 1895 e participou de vários acontecimentos de relevo, como a chegada da primeira locomotiva. Em Campanha começou a escrever "A TERRA", o primeiro capítulo de sua maior obra literária "OS SERTÕES".

A cidade prestou-lhe singular homenagem, dando, na época, seu nome a uma praça central da cidade.

Eventos:
Na programação, o evento contará com a apresentação fotográfica: "A cidade e o tempo: Campanha e Euclides" e ainda a apresentação teatral "Palavras Euclidianas" com a Companhia do Abraço - Projeto de Extensão, das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena.

Tomaz de Aquino Araújo - Historiador, desenhista, escritor e jornalista

Thomaz de Aquino Araújo nasceu em Campanha, aos 10 de julho de 1899. Era filho de Francisco Raphael de Araújo e Olympia Cândida da Fonseca. Casou-se com Ana Lemes de Araújo, filha de Jeremias da Silva Lemes e Maria Gabriela das Dores Lemes, fazendeiros em Palmital no município de Cambuquira – MG.

Suas filhas: Maria Thereza Lemes de Araújo, casada com Oswaldo Costa; Dulce Lemes de Araújo, casada com Antônio Teixeira de Queiróz; Nísia Lemes de Araújo, falecida na juventude. Neta: Yvelise de Araújo Queiróz e Crepaldi, casada com Paulo César Crepaldi. Bisnetas: Thamires de Araújo Queiróz e Crepaldi e Geovanna de Araújo Queiróz e Crepaldi .

Dedicou-se aos estudos e publicações sobre a História da Campanha, desenvolveu farto trabalho de pesquisa no Arquivo Público de Minas Gerais, onde passava as manhãs levantando laboriosas compilações, notadamente sobre a atuação dos bandeirantes na região sul mineira e dos vultos da Inconfidência Mineira, temas de inesgotável fonte e que eram sempre de sua preferência para estudar.

O pendor para o jornalismo e desenho estava evidente no jovem Thomaz de Aquino, qualidade que lhe deu oportunidade para se unir aos companheiros José Borges Netto, Eduardo Moraes e Luiz Veríssimo Paes, nas lides literárias, como o fez na atuação no revista "Alvorada", cuja parte artística estava sob sua responsabilidade.

Em 1970, Tomaz de Aquino publica o 1º fascículo da obra "Recordando... Figuras e Fatos", opúsculo destinado a realçar e divulgar a vida do ilustre sacerdote Pedro Macário de Almeida, nomeado em 2 de fevereiro de 1910, Cura da Catedral.

Esse trabalho foi oferecido aos sócios do Instituto Histórico e Geográfico da Campanha, de cuja companhia participou com muita honra o autor, membro ativo daquela Casa de Cultura, com inúmeros trabalhos inéditos apresentados.
Em 1973, produziu em parceria com o então diretor Regional dos Correios e Telégrafos, Carmegildo Filgueiras, a obra "Os Correios na História da Campanha", subsídios dos mais valiosos para a história local.

Dos vários jornais editados em Campanha, foi sem dúvida, a "Voz Diocesana" que atravessou período mais longo, sem interrupção: 33 anos.

Diariamente lia jornais, por muitos anos assinou o "Correio da Manhã", depois adaptou-se à "Folha de São Paulo", costumava recortar e classificar artigos de seu interesse.

Contando com boa saúde física e mental, era portador de privilegiada memória, estava programando escrever a história da Campanha para crianças.

Serviço:
A 9ª Feira do Livro acontecerá no Ginásio Pronoama, Campanha/MG, de 14 às 22 horas, com entrada franca, nos dias 4 a 7 de junho de 2009.

Mais informações; (35) 9907-9457 (José Reinaldo)

E-mail: ong@sebocultural.org.br -http://sebocultural.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.