quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Missa com crianças no dia de Nossa Senhora Aparecida 12/10/2011

Aprendi neste feriado dedicado à Padroeira do Brasil, mais uma: combinei com a Helen que ela iria à missa das 10 horas, missa com crianças, mais os meus filhos que acolitariam. Eu iria na missa da noite. Queria "fugir" dos possíveis abusos litúrgicos que geralmente acontecem nesta missa por ocasião também do Dia das Crianças. Para evitar ficar aborrecido.  De última hora resolvi oferecer a Deus o "sacrifício" de assistir à missa com minha esposa sem reclamar dos eventuais abusos.

E não é que tive uma feliz surpresa? A missa foi maravilhosa. Sem abusos. Haviam sim, balões coloridos pendurados nas laterais da nave da catedral, mas nada exagerado, nada tapando a visão do altar ou do ambão. Os balões foram distribuídos à criançada mas só depois do encerramento da Santa Missa.

Nosso querido pároco, Pe. Marquinho Iabrud, fez como sempre uma homilia belíssima. Inclusive brinquei com ele dizendo que hoje "baixaram" dois santos: São João da Cruz, pelo fato de ser um exímio pregador e São Jerônimo, pois fez a proclamação do Santo Evangelho sem ler. Sabia de cor. Brindou-nos com sua sabedoria e espiritualidade. Didática sua pregação sobre a história do Brasil e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Deixou claro nossas raízes enquanto brasileiros e católicos. Indissociáveis. Nada pode separar de nós, povo brasileiro, a catolicidade e o amor à Virgem Santíssima.

Aprendi que como naquela final de Mercosul 2000, em que não acreditei no meu Vasco e após estar perdendo por 3X0, virei para o lado e dormi não vendo a virada espetacular, também não devo trocar o horário habitual de ir à missa por medo de deparar com abusos litúrgicos. Isso é falta de fé. Não devo ficar tão apreensivo, ainda mais que, desde a chegada dos Padres Marquinho e Bruno César, muito foi corrigido com relação a este grave problema que tem tirado o sono de católicos ortodoxos preocupados com a celebração da liturgia de acordo com a Instrução Geral do Missal Romano e documentos do Magistério direcionados à celebração eucarística.
Nossa Senhora Aparecida, cheia de poder e de bondade, livrai-nos a nós brasileiros e sul-americanos da heresia do modernismo e da teologia da libertação. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Giovani Rodrigues 

Um comentário:

  1. Caríssimo a paz!
    Aqui em Osasco também tivemos uma belíssima missa em honra a Nossa Senhora Aparecida. Os padre daqui são bem zelosos com a Liturgia.

    Mas abusos litúrgicos (prefiro falar de erros) sempre teremos. Muitos por falta de instrução acabam exagerando e errando e nem sempre podemos evitá-los.

    Tenho aprendido (sobretudo depois que deixei a Canção Nova) que a Igreja se faz de pessoas simples que não tem tanta instrução e tem muita vontade de ajudar.

    Penso que precisamos pedir a Deus sabedoria para formá-los, bem como uma dose cavalar de paciência.

    Pax

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.