sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Alguns aforismos feicebuquianos - Prof. Olavo de Carvalho

"A maconha não induz a comportamentos anti-sociais, o Código Penal produz o crime, os mensaleiros são vítimas inocentes e o PCC não é uma organização criminosa, é um "movimento social". Só falta agora dizer que os bebês têm de dar de mamar às mães e que maneira mais viável de gerar filhos é tocar punheta sozinho no banheiro."

"Antigamente muitos diziam que o Brasil, para tomar jeito, precisava de um banho de sangue. O banho de sangue já está aí, setenta mil pessoas assassinadas por ano, e o Brasil fica cada vez mais sem-vergonha."

"Pelos frutos os conhecereis. A experiência da prisão gerou coisas como as "Recordações da Casa dos Mortos" de Dostoiévski, o "Diário da Felicidade" de Nicolae Steinhardt, "La Dialectique do Monde Sensible" de Louis Lavelle, "Marx e Satã" de Richard Wurmbrand e praticamente toda a obra de Constantin Noica, No Brasil, produziu só a inesgotável literatura de autocomiseração comunista e uma corrida voraz às indenizações."

"Sabatina de ministro no Senado é uma assembléia de jumentos avaliando um burro."

"A perfeição do analfabetismo funcional se alcança quando o sujeito não sabe ler o bastante para perceber que não sabe ler. Isso dá uma tremenda sensação de segurança."

"Quanto mais analfabeto e repetidor de chavões um sujeito é, mais se acha qualificado para julgar o meu trabalho e os meus alunos. Não falha nunca. Um mistério : Se esses fulanos não assistem às minhas aulas nem lêem os meus livros, de onde tiram a conclusão de que vocês são repetidores servis? Sem conhecer o original, como identificar a cópia? A coisa é tão inviável, lógica ou psicologicamente, que só se explica como fantasia histérica autoprojetiva."

"A reeducação das emoções é impossível sem passar primeiro pela reeducação da inteligência, de modo que esta assuma, pouco a pouco, o comando da alma inteira e se torne o centro da personalidade em vez de um penduricalho inútil a serviço da vaidade."

"Ser inteligente é, nesse sentido, como já lembrava Lionel Trilling, a primeira das obrigações morais. Sem inteligência, até as virtudes mais excelsas se tornam apenas caricaturas de si mesmas."

"Numa alma bem estruturada, as emoções refletem naturalmente o senso das proporções e a realidade da situação. A afeição, a esperança, o temor, a ansiedade, o ódio são proporcionais aos seus objetos e, nesse sentido, são verdadeiros órgãos de percepção. Afiná-las para que cheguem a esse ponto é o objetivo de toda educação das emoções. Na sociedade histérica, porém, cada um só pode alcançar esse objetivo mediante um tremendo esforço de tomada de consciência e de auto-reeducação. O que deveria ser simplesmente o padrão da normalidade humana torna-se uma árdua conquista pessoal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.