sexta-feira, 17 de novembro de 2017

UEMG e o dia da cidade

Numa carta aberta (Jornal Folha Campanhense - mês de outubro 2017), alunos da UEMG, dizem que sonham com uma "integração" entre o meio acadêmico e a comunidade.
Dizem ainda, que Campanha está identificada com a história da universidade. Mencionam também um "diálogo" com a comunidade.
Isso não passa de um discursinho mimizento. Voltado para a insatisfação com o resultado das eleições para a direção da Unidade. Senão, vejamos:

• logo que a UEMG deixou o prédio da Igreja, alguns alunos participaram de uma reunião na Câmara dos Vereadores. Nesta reunião, a comunidade foi atacada pelos estudantes. Disseram que Campanha não os recebiam bem. Que os aluguéis eram caros demais. Que proprietários não queriam alugar para a formação de repúblicas. Todos, coitados, uns injustiçados pelos campanhenses;

• quando cruzamos pelas ruas da cidade com alunos e professores desta instituição, nem um "bom dia" ou um "oi!". Ou mesmo um simples olhar esboçando um sorriso;

• no desfile em comemoração ao aniversário da cidade, todas as escolas participaram. Estaduais e municipais. Públicas e privadas. Todas deram seu suor e carinho para uma grandiosa comemoração de nossa história. Não vi a UEMG.

Percebe-se que integração, diálogo e colaboração acadêmica com a comunidade fica mesmo só no discurso. E não me venham falar que é porque não são representados pela atual gestão. Que não participaram por causa de corpo mole ou omissão da direção da UEMG. Se estão tão interessados e dispostos a colaborar com a comunidade, que fizessem valer sua participação, mesmo que independentes. Assim como se infiltraram nas passeatas políticas organizadas por uma escola estadual meses atrás. Ali não precisaram de salvo-conduto da direção da universidade.

Ou talvez seja apenas arrogância mesmo, por serem alunos e professores acadêmicos, se sentem acima do cidadão comum.
Pregam o socialismo, mas vivem num mundinho acadêmico hermeticamente fechado. Sua "intelectualidade" nobre não pode se aproximar da plebe ignorante.

Obs: não é generalizado. Tenho amigos alunos e professores na Unidade Campanha. Como toda regra, sabemos das excessões.

Facebook em 17/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.