terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Jornal Voz Diocesana - Diocese da Campanha

Espero que esta postagem seja entendida como uma crítica construtiva. 

Esse jornal trimestral que já existe há 72 anos, passou por várias fases em sua existência. Não posso falar das edições mais antigas porque nunca as li. Creio que na Secretaria de Cultura municipal ou na Mitra Diocesana devam existir todos ou ao menos a maioria dos exemplares. Deixo para sanar esta curiosidade quando estiver aposentado, se é que viverei até lá.

Algumas edições que li na internet, no site da Biblioteca Nacional, as dos anos 60 apresentam conteúdo catequético, noticioso, informativo, etc. Os dos anos 70, apesar da clara influencia da herética Teologia da Libertação, contém artigos que levam à reflexão, prazerosos de ler, catequéticos, etc.

Infelizmente as edições atuais, digo dos anos 90 para cá, são artigos enfadonhos, repetitivos (tipo li um, li todos), não levam à nenhuma reflexão efetiva, politicamente corretos, em cima do muro (medo de desagradar mandando a real conforme os ensinamentos da Tradição e do Magistério), sem graça, chatos, isentos de catequese doutrinária ou litúrgica, enfim, ninguém espera com ansiedade a próxima edição. 

Penso que poderiam sair da mesmice, talvez colocando entre seus colaboradores, colunistas como o nosso querido Prof. Carlos Ramalhete que vive em nossa Diocese e é pouco aproveitado para uma eficiente catequização de nosso povo diocesano. Aliás, tem muito leigo que mesmo participando há anos de movimentos e pastorais, não tem nem o conhecimento básico do Catecismo. 

Carlos Ramalhete, maior tomista vivo que conheço, além de um amor extremo por nossa Igreja, ortodoxo, escreve como um Chesterton. Tem uma coluna no ótimo jornal paranaense Gazeta do Povo, livros de temas complicados escritos de maneira acessível a qualquer católico (Doutrina Social da Igreja esse li em dois dias; Ratio Divina, esse já esgotado e com certeza nova edição deve estar sendo preparada), diversos vídeos no Youtube, textos sensacionais no Medium; e inclusive uma foto sua publicada em todas as ultimas edições da Voz Diocesana. Veja foto abaixo. Se não me engano, nem crédito tem (😛). 

Foto em HDR feita pelo Prof. Carlos Ramalhete lindamente ilustrando nosso Jornal Diocesano.
Neste blog, você pode ver outras lindas fotografias neste estilo de autoria do Ramalhete, bem como alguns artigos seu. Um que me agrada bastante é uma prosa que tivemos numa rede social sobre a origem dos bancos nas catedrais, nas igrejas. Se interessar (e deveria), basta procurar aqui do lado direito, os "Marcadores" e clicar sobre o nome "Carlos Ramalhete". Garanto que vale a pena.

Enfim, penso ser um desperdício nossa Diocese não aproveitar o grande crânio fiel à Santa Igreja, ao Santo Padre que temos à nossa disposição. Nosso Papa Francisco é duramente atacado até por católicos nas redes sociais, na boca de pessoas nas ruas, etc. Quem saiu em sua defesa em algum artigo relevante na Voz Diocesana? Pois o Professor Carlos Ramalhete já o fez diversas vezes nas redes sociais em que participa. Inclusive a próxima postagem deste blog será um breve comentário que ele fez no Feicebúqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.