terça-feira, 6 de outubro de 2009

RCC Campanha MG, TV Século XXI e Odair Cunha

A RCC da Campanha realizou missa na Catedral com um padre da TV Século XXI. Em cartazes espalhados pela cidade, fala que o deputado federal Odair Cunha, do socialista PT (partido abortista que católico não pode votar nem filiar-se, conforme ensina o Santo Magistério), apoiou.

 Fico intrigado: que apoio ou o que apoiou o deputado? Missa não é paga, pois nem toda a riqueza do mundo é capaz de cobrir o valor do Santo Sacrifício. Pagou o sacerdote que veio celebrar? Para que pagar se temos três fantásticos sacerdotes em nossa paróquia? Pagou a TV Século XXI? Estranho, pois a TV Canção Nova fez um programa de alto nível, divulgando nossa cidade e não cobrou um centavo. Aliás, a prefeitura não pagou nem a estadia da repórter e sua equipe. Clique aqui para ver os vídeos.

Qual seria então este "apoio" ? Seria pura e simplesmente a confecção dos cartazes? Mas seria necessário, a Renovação Carismática recorrer a um político para tal obra e ainda ficar com o rabo preso? Não seria mais honroso se os carismáticos fizessem uma vaquinha para conseguir a grana? O governo não vive frizando que o "Estado é laico"? Sejamos católicos verdadeiros e não nos vendamos por migalhas. Se o Estado é laico não aceitemos sua "ajuda" (que no fundo é uma ceva para angariar votos).  Sejamos fiéis ao dizimo. Campanha tem uma população predominantemente católica. Apenas mil e poucos são dizimistas. Destes, apenas uns quatrocentos são fiéis no seu compromisso. Se todo católico levasse a sério seu catolicismo, até no momento de pagar o dízimo, nossa Igreja não precisaria nem mesmo de tombar a Catedral.

E por outro lado, a conveniência. Se o Estado é laico, porque então permite o deputado que sua foto com o símbolo do partido apareça num cartaz de cunho religioso? E a RCC da Campanha, após bravamente no Cerco de Jericó assumir as madrugadas em fervorosa vigília ao Senhor Sacramentado, pisa na bola ao tomar tal atitude. Não deixem-se levar por politicagens. Veja o que vem aprontando na CN o tal do Chalita. O interesse maior dele é a eleição. Filiou-se a partido socialista e infelizmente vai pegar o voto de ingênuos e ignorantes  (ignoram o que ensina a Igreja a respeito do socialismo/comunismo) carismáticos.


   



2 comentários:

  1. Recebi este comentário em meu email e transcrevo para cá, com autorização da autora, minha amiga Angélica Andrès da Folha Campanhense:

    "Qto a questão da “RCC Campanha MG, TV Século XXI e Odair Cunha” referente a associação de imagem política com religião vc está certo.
    Mas é bom ver se os carismáticos não têm uma explicação aceitável para o fato! Não creio que tenham agido de má-fé. Creio que, de modo geral, as pessoas ligadas à religião (tb a católica) são um pouco ingênuas e sempre se sentem muito "gratas" por mais insignificante que seja a ajuda conseguida. Principalmente se são pessoas do povo e não do clero.
    Nesse caso, a não desvinculação política é pior do lado do próprio PT, fato normal hoje no meio político. Estes, os políticos, não têm nada de ingênuos. Estão sempre tentando tirar proveito da situação.
    Eu sei de um caso semelhante nas comemorações do Centenário da Diocese quando políticos conhecidos queriam colocar faixa durante a cerimônia pública de inauguração do marco.
    Na época, a Cúria, mais experiente, não permitiu causando até certo constrangimento...
    De qualquer forma, é bom saber que temos cidadãos antenados que percebem as manobras políticas e que queiram denunciar esses subterfúgios.
    Angélica Andrès"

    ResponderExcluir
  2. Angélica,

    concordo quanto ao fato do "povão" ter uma certa ingenuidade. Como escrevi no artigo, vou ainda mais longe: penso ser ignorância mesmo. Mas quanto aos dirigentes da RCC, deveriam ser mais cautelosos e procurarem estar em sintonia com a Igreja ou no mínimo com o Pároco. Qualquer movimento dito católico, deve obediência à Igreja e não pode sair por aí fazendo o que bem entende em nome da Instituição. Se não tem sensibilidade, ou melhor responsabilidade para assumir uma direção, então que não a pegue. Além do que o Pároco e o Vigário, nem sabiam desta missa com a TV Século XXI. Só o souberam quando os cartazes já estavam nas ruas. Total desobediência. Isto não é ser católico. A Igreja não pode ser envolvida em politica/politicagem. Não percebem a dimensão do estrago que podem ocasionar.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz: comente, critique, opine, sugira.